quarta-feira, 27 de março de 2024

PMI, PMP, PMO e PMBOK: sem confusão!

 


“O João é PMO da Empresa Company”. “Vaga para PMO Sênior”. “Poxa, que legal! Você fez o PMI?”. “Você conhece PMP?”. “Necessário ter atuado com metodologia PMBOK.”

Muitos já devem ter ouvido ou lido as citações acima. Porém, nem todos sabem que estão usando essas siglas de forma equivocada. Se é estranho - para não dizer bizarro - ver esse tipo de erro vindo de quem conhece pouco sobre Gerenciamento de Projetos, pior é quando vem de profissionais qualificados! Para quem é PMP® (definição abaixo) ou possui qualquer certificação na área, acredito ser obrigatória a utilização desses termos de forma correta e zelar pelo bom entendimento dos envolvidos. Esse assunto parece ser chato ou desnecessário na visão de alguns. Porém, reflete no nível de maturidade que o profissional ou a empresa tem em Gestão de Projetos e esse é objetivo desse post! Já imaginou se candidatar a uma vaga que atribui ao perfil “PMO Sênior com conhecimento em metodologia PMBOK”, quanta dificuldade terá para fazer os projetos acontecerem na organização? Quantos equívocos ocorrerão durante o projeto? Como será difícil alinhar a cultura de projetos corretamente? 

Baseado nos exemplos acima, cito alguns que mais ocorrem:

 Falar que “fulano é PMO” é o que mais ocorre. Senhores(as), PMO não é cargo, não é função, nem para dizer que é o profissional que atua em Escritório de Gerenciamento de Projetos e muito menos para dizer que é Gerente de Projetos! Isso algum dia foi usado incorretamente, proliferou descontroladamente e hoje é utilizado como se fosse bonito pronunciar essas 3 letras! Também não é metodologia! PMO é uma estrutura organizacional e conforme definição (abaixo), PMO são as siglas em inglês para Escritório de Gerenciamento de Projetos. Imaginem uma sala na sua empresa onde na plaquinha da porta está escrito “PMO”, não um crachá!

 Da mesma forma, PMBOK® não é metodologia e muito menos uma certificação! É um conjunto de práticas na gestão de projetos organizado pelo PMI® e considerado a base do conhecimento sobre gestão de projetos. Essa é uma questão, inclusive, muitas vezes usada como pegadinha em entrevista de emprego para profissionais de projetos e é o básico! E mais: não é PMBOOK, PMBOC, PMBOX, etc!

 Poderia citar outras formas equivocadas que vejo nas redes sociais, anúncio de vagas, etc. Mas não vou me estender com outros exemplos.

 Nós, analistas, consultores, coordenadores, gerentes, etc, qualificados, certificados e experientes na área, precisamos conter essa banalização dos conceitos e definições. Acreditem: já vi profissional com duas certificações do PMI® se equivocar desta forma! Já a área de RH que comete esses erros, não são totalmente culpados, já que a maioria das vagas são solicitados pelos seus respectivos gestores e simplesmente replicadas e divulgadas. Porém, é hora de conhecer e questionar para que candidatos qualificados não fiquem com a “pulga atrás da orelha” na hora de se candidatar.

 Vejamos abaixo a definição de cada umas dessas siglas, segundo o próprio PMI®:

 PMI® - Project Management Institute, ou no português, Instituto de Gerenciamento de Projetos, é a maior associação sem fins lucrativos do mundo de profissionais de gerenciamento de projetos, programas e portfólio. Seus principias objetivos são:

  • formular padrões profissionais de gestão de projetos;
  • gerar conhecimento por intermédio da investigação;
  • promover a gestão de projetos como profissão através de seus programas de certificação.

 

PMP® - Desde 1984, o Project Management Institute - PMI® - tem se dedicado ao desenvolvimento e manutenção de um rigoroso Programa de Certificação Profissional, com base em um exame, visando o avanço da profissão de Gerenciamento de Projetos e o reconhecimento das conquistas individuais nesta área. A Certificação Project Management Professional (PMP®) do PMI® é a credencial profissional mais reconhecida e respeitada em termos mundiais no que tange ao Gerenciamento de Projetos.

 Para obter a Certificação PMP®, o profissional deve satisfazer a determinados requisitos de educação e experiência, concordar e aderir ao Código de Conduta Profissional (Code of Professional Conduct) e passar no Exame de Certificação PMP.

 

PMO - Project Management Office, ou no português, Escritório de Gerenciamento de Projetos, é uma estrutura organizacional que padroniza os processos de governança relacionados a projetos, facilita o compartilhamento de recursos, metodologias, ferramentas e técnicas. As responsabilidades de um PMO podem variar, desde o fornecimento de funções de apoio ao gerenciamento de projetos até a responsabilidade real pelo gerenciamento direto de um ou mais projetos.

 

Guia PMBOK® - Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos - do inglês Project Management Body of Knowledge - fornece diretrizes para o gerenciamento de projetos individuais, define os conceitos relacionados com o gerenciamento de projetos e descreve o ciclo de vida de gerenciamento de projetos e seus respectivos processos, assim como o ciclo de vida do projeto. Resumidamente, é um conjunto de práticas na gestão de projetos organizado pelo PMI e considerado a base do conhecimento sobre gestão de projetos.


Claro que existem aspectos mais importantes a se preocupar do que somente entender essa sopa de letrinhas. Para o profissional de Gerenciamento de Projetos, a prioridade é se qualificar, adquirir experiência e fazer que os projetos de sua responsabilidade atendam a estratégia da empresa, entregue valor e satisfaça o cliente - interno ou externo - em todas as metas estabelecidas para o projeto, por exemplo. Aos profissionais de RH, entender as siglas é fundamental para que não desqualifiquem a vaga, a empresa, sua área de projetos e seus profissionais.


Fonte: https://www.linkedin.com/pulse/pmi-pmp-pmo-e-pmbok-sem-confus%C3%A3o-thiago/?originalSubdomain=pt 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PMP, PMO e PMI: conheça os conceitos da Gestão de Projetos

Caso você trabalhe com Gestão de Projetos, com certeza já ouviu falar em PMO, PMI e PMP. Essas siglas aparecem na sexta edição do Guia PMBOK...