É muito importante para o profissional entender que existem diversos tipos de certificações, e cada uma é adequada para um determinado tipo de profissional, diante disso, é fundamental escolher a certificação certa.
Neste artigo vamos focar nas certificações oferecidas pelo PMI que é o instituto que possui maior destaque nessa área, das certificações da metodologia Scrum, além das certificações Six Sigma. Quer saber qual certificação é a mais adequada para você? Então continue lendo.
Project Management Institute (PMI)
O Project Management Institute (PMI) é uma organização sem fins lucrativos, criada em 1969 por Jim Snyder e Gordon Davis, com o intuito de disseminar as melhores práticas de gerenciamento de projetos em todo o mundo.
Através do PMI fomenta-se o debate sobre gestão de projetos (aplicável a todas as áreas) por meio de publicações, eventos e reuniões.
Suas certificações são reconhecidas em diversos países e atualmente possuí mais de 700 mil integrantes associados no mundo, que seguem as melhores práticas de gerenciamento de projetos compiladas em uma obra única, o guia PMBOK (Project Management Body of Knowledge).
Principais certificações oferecidas:
- Certified Associate in Project Management (CAPM): Ideal para profissionais em início de carreira e que possuem pouca experiência na área. Esta certificação referenda o conhecimento a respeito dos processos essenciais que um projeto deve conter, de acordo com o PMBOK.
- Project Management Professional (PMP): É a mais conhecida e referenciada certificação de gerenciamento de projetos. É recomendada para os profissionais que desejam se tornar gerentes de projetos reconhecidos, pois esta certificação atesta os conhecimentos necessários para gerenciar projetos grandes e complexos, além de ser um grande diferencial para os profissionais e empresas do mercado.
- PMI Agile Certified Practitioner (PMI-ACP): Certificação voltada aos profissionais que possuem conhecimentos práticos de métodos ágeis em gerenciamentos de projetos. Profissionais que já possuem a certificação PMP e desejam se aperfeiçoar na metodologia ágil, procuram esta certificação visando um diferencial ainda maior no mercado. Esta certificação foi criada baseada na necessidade de uma gestão de projetos que às vezes requerem conclusões mais rápidas e menos burocráticas.
- Program Management Professional (PgMP): Certificação voltada para profissionais bem mais experientes na área de projetos que visa a gestão de vários projetos simultâneos que possuem características semelhantes ou dependentes dos mesmos dos mesmos recursos para serem executados. Esse agrupamento ajuda a centralizar sua gestão, facilitando a operacionalização e proporcionando uma visão geral dos objetivos em comum. Esta certificação representa uma grande vantagem competitiva no mercado, pois existem poucos profissionais certificados no mundo.
- Portfolio Management Professional (PfMP): Certificação também voltada a profissionais bem mais experientes, na área de projetos que visa a gestão de vários projetos simultâneos, mesmo que eles não possuam características semelhantes e não compartilhem os mesmos recursos. Neste caso os projetos são centralizados de acordo com a relevância estratégica das empresas. Assim como a certificação PgMP, representa uma grande vantagem competitiva no mercado, pois existem poucos profissionais certificados no mundo.
Certificações Scrum e Ágil para gerenciamento de projetos
É inegável que a metodologia ágil revolucionou o desenvolvimento de software e gerenciamento de projetos, aumentando significativamente a procura por profissionais de TI qualificados nestas metodologias que possui muitas variantes, incluindo Scrum, Lean, Kanban e Scaled Agile Framework (SAFe).
Diferentemente da certificação de gestão de projetos tradicional, onde o instituto PMI é o órgão regulador e responsável pela certificação, as metodologias ágeis possuem diversos institutos que oferecem certificações, entre eles podemos citar o Scrum.org, o Scrum Alliance, o SCRUMstudy, a CertProfi, entre outros.
Vamos agora conhecer um pouco sobre as principais certificação ágeis existente no mercado.
- Scrum Fundamentals Certified (SFC): Certificação gratuita oferecida pela Scrum Study com exame simples, serve mais para autoavaliação. Vale como um ponto de partida para conhecer sobre o assunto. Além da certificação fundamental, eles desenvolveram várias outras certificações para profissionais que trabalham com o Scrum.
- Professional Scrum Master (PSM) I: Certificação de nível básico da Scrum.org, que buscar avaliar o nível fundamental de domínio e entendimento do Scrum conforme descrito no Guia do Scrum, além de aplicar os princípios e as metodologias nas equipes do Scrum.
- Professional Scrum Master (PSM) II: Certificação de nível intermediário da Scrum.org. que busca um nível avançado de domínio do Scrum, além de provar que se têm uma compreensão dos princípios subjacentes do Scrum e podem efetivamente aplicá-lo em situações complexas do mundo real.
- Professional Scrum Master (PSM) III: Certificação de nível avançado do Scrum.org. que busca avaliar um nível distinto de domínio do Scrum, ter uma compreensão profunda da aplicação, práticas e valores do Scrum em uma variedade de situações complexas de equipe e organização.
- Professional Scrum Product Owner (PSPO) I: Certificação nível básico da Scrum.org que visa demonstrar que o profissional possui conhecimento teórico completo do framework Scrum e do papel do Product Owner, bem como de outros princípios mais além relacionados ao desenvolvimento ágil de produtos.
- Professional Scrum Product Owner (PSPO) II: Certificação intermediária da Scrum.org, que utiliza muito dos conceitos de todas as provas intermediárias, com conteúdo teórico extenso, que verifica o conhecimento de técnicas e ferramentas que um Product Owner sênior precisa utiliza, com o foco para a priorização do Product Backlog e cálculo de retorno sobre o investimento em projetos utilizando Scrum.
- Professional Scrum Product Owner (PSPO) III: Certificação avançada da Scrum.org, que visa demonstrar a capacidade do profissional de aplicar a estrutura Scrum para resolver problemas complexos relacionados à propriedade de produtos. Esta certificação é muito difícil e consiste em questões de múltipla escolha e questões dissertativas com ênfase nas questões dissertativas.
As certificações Six Sigma
As certificações Lean Six Sigma têm como objetivo comprovar o conhecimento teórico do profissional sobre a metodologia. A certificação mais básica a White Belt e a mais complexa a certificação de Master Black Belt. As certificações desta metodologia são:
- White Belt: É a certificação inicial para nivelamento e iniciação dentro da metodologia Seis Sigma. O profissional tem noções da linguagem usada na metodologia Lean Seis Sigma e possui condições de auxiliar na coleta de dados e informações nos projetos de melhoria.
- Yellow Belt: Com esta certificação o profissional vai atuar mais diretamente na aquisição de dados e manutenção das melhorias conquistadas além de conhecer os termos próprios da metodologia e poder coletar dados, conseguir utilizar algumas ferramentas básicas para melhorias pontuais na estação de trabalho ou em processos específicos.
- Green Belt: Esta certificação é recomendada para profissionais que queiram desenvolver seus primeiros projetos de melhoria contínua além de aplicar técnicas e ferramentas do Lean Seis Sigma, como o método DMAIC.
- Bleck Belt: Através desta certificação o profissional terá acesso a todos os conhecimentos e ferramentas compartilhadas em todas as certificações anteriores. Com ela o profissional está capacitado a criar projetos e tomar decisões relacionadas processos. É responsável por traçar as estratégias de vários projetos de melhoria, ensinar técnicas e ferramentas e, se preciso, aplicar técnicas avançadas de análise de dados.
- Master Bleck Belt: É capaz de implantar um sistema de gestão Six Sigma, treinar e motivar equipes, gerenciar projetos, seus riscos e custos e, para que tudo isso funcione em harmonia. É, acima de tudo, o líder de todo o programa Seis Sigma e seus belts.
Por Cleber Andrez de Souza Rossi
Fonte: https://www.linkedin.com/pulse/principais-certifica%C3%A7%C3%B5es-para-gerenciamento-de-andrez-de-s-rossi/?originalSubdomain=pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário